Prefeitura de Xambioá adota novas medidas contra pandemia Coronavírus, após primeiro caso suspeito

WhatsApp Image 2020-03-19 at 18.53.35 (1)
Reprodução/ Luiz Poeta

A Prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, reuniu a equipe de Governo e colaboradores da gestão para discutir ações de enfrentamento ao Covid-19, o Coronavírus. A intenção foi definir um plano de ação para tentar barrar ou minimizar o contágio de moradores da cidade, além de certificar o atendimento de possíveis pessoas contaminadas, sem que isso paralise o andamento dos serviços públicos.

A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 19. Estavam presentes o secretário de Saúde, Marcus Vinícius, acompanhado dos diretores da Atenção Básica, Bruno Ricardo e Tailonyra Nascimento; o secretário de Governo, Renato Dias; o secretário de Finanças, Ronilson Dias; a secretária de Meio Ambiente, Marivalda Borges; o diretor do Hospital de Referência de Xambioá, Gilliard Ferreira; o secretário de Transportes, Estradas e Rodagens, Márcio Miranda; o diretor de Obras Elton de Morais; a secretária de Educação, Ana Lúcia Fernandes; o coordenador da Defesa Civil, Paulo Edson; além de colaboradores da administração municipal como o empresário Marcos Antônio e os vereadores Paulo Lucena e Irmão Edson.

O resultado dela virou Decreto Municipal, publicado na tarde de ontem (19), especificando as decisões tomadas emergencialmente. As aulas nas escolas municipais, que já estavam suspensas desde o início desta semana, permanecerão dessa forma por tempo indeterminado, segundo o decreto. Além disso, todos os eventos, públicos ou privados, que possam ocasionar aglomeração de pessoas estão suspensos, inclusive qualquer evento realizado dentro dos espaços públicos municipais. Novas autorizações não serão liberadas nos próximos 30 dias. O atendimento presencial ao público externo será prestado pelos meios tecnológicos ou por telefone e, além disso, o acesso aos Órgãos do Executivo Municipal está restrito aos servidores em efetivo exercício e terceirizados que prestem serviços. Estão suspensas também todas as viagens oficiais de servidores, ressalvados casos necessários, mediante aprovação regular.

“O poder público tem que dar o exemplo. O momento é de trabalhar com cautela para não paralisar o serviço público, mas com muita responsabilidade com nossos servidores e toda a população”, afirmou a prefeita.

Saúde
Em relação ao combate ao Coronavírus, os agentes de saúde serão orientados a levar esclarecimentos à comunidade local. Os servidores das Unidades de Saúde farão os atendimentos básicos, evitando aglomerações, atento aos sintomas e sempre orientando como deve ser evitado o contágio. Pacientes que apresentarem os sintomas e estiverem em risco serão encaminhados para o Hospital de Referência de Xambioá. “Nosso maior esforço neste momento é que as pessoas se conscientizem do risco, conheçam os sintomas e saibam como se prevenir. Também estamos orientando que evitem sair da cidade. Há casos suspeitos em cidades próximas, como Araguaína. Precisamos respeitar esse momento de recolhimento, sair de casa apenas para resolver questões essenciais”, disse a prefeita, Patrícia Evelin.

Vítimas da enchente
A enchente dos rios que atravessam o Município também já provocou estragos em algumas regiões de Xambioá. Por isso, a reunião serviu também para definir o Plano de Atendimento aos atingidos pela cheia dos Rios Corda (região do Corda e Assentamento Limeira) e Lontra (Assentamento Grota de Lajes).

A Prefeitura já vem tomando iniciativas para dar suporte aos atingidos pelas enchentes por meio de ações da Secretaria Municipal de Assistência Social que visitou os locais mais críticos, levou alimentos e está prestando atendimentos às vítimas dos alagamentos. “Como as chuvas estão constantes sabemos que o problema pode se agravar e vamos intensificar as atividades de monitoramento e assistência aos moradores. Temos uma equipe trabalhando 24 horas nessa ação”, afirmou a prefeita Patrícia Evelin.

Caso suspeito

A Secretaria da Saúde do Tocantins atualizou para 38 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no estado nesta quinta-feira (19), Xambioá registrou o primeiro caso suspeito. O caso está sendo acompanhado pela SES.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: