Obras do Projeto Águas de Araguaína têm têm licitações para quatro bairros e Via Norte

unnamed
Contratação prevê a canalização dos córregos Neblina e Canindé, entre as avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco, onde já será construído o Trecho 1 da Via Norte

As licitações para execução das obras que diminuirão os pontos de alagamentos e ainda trarão mais mobilidade urbana e qualidade de vida para Araguaína iniciam em abril. Os primeiros setores atendidos com pavimentação, drenagem e calçadas com acessibilidade serão Morada do Sol 3, Ana Maria, Jardim Vitória e Tocantins, além daqueles em que a Via Norte cruzará no Trecho 1: Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.

As obras fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem recursos garantidos com empréstimo, já assinado, de US$ 54,9 milhões (mais de R$ 220 milhões) entre o Município e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

As quatro concorrências internacionais foram publicadas no Diário Oficial da última terça-feira, 10, com o objetivo de contratar empresas para implantar infraestrutura em áreas urbanizadas das bacias dos córregos Jacuba e Neblina.

Além desses serviços, haverá a contratação para a canalização dos córregos Neblina e Canindé, entre as avenidas Marginal Neblina e Castelo Branco, onde já será construído o Trecho 1 da Via Norte, com também uma bacia de detenção das chuvas para evitar o transbordamento das águas.

As licitações
As propostas serão recebidas presencialmente e em envelopes fechados, nos dias 22, 23, 24 e 27 de abril, a partir das 13 horas, na sala da Licitação. “São três envelopes, um com documento de habilitação, outro com questões técnicas e terceiro com preço apresentado. Isso tudo é avaliado em 20 dias e aí o contrato já pode ser assinado, se não houver nenhum recurso”, explicou o superintende Washington Sousa.

Seguindo a programação
A primeira licitação do projeto já foi realizada para contratação de empresa que fará supervisão das obras. “A Prefeitura também irá supervisionar, mas é importante ter a empresa especializadas para ter um confronto de fiscalização. Além de poder contar também com mais apoio para soluções técnicas”, explicou. As propostas foram recebidas no último dia 10 e estão em fase de análise.

Projeto integrado
O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína prevê ainda a implantação de outras bacias de detenção e dos parques urbanos Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel. Mais de 20 bairros serão atendidos com obras de infraestrutura, entre eles Universitário Leste, Alaska, Martins Jorge, Itatiaia e Dom Orione.

Trecho 1 da Via Norte
O Trecho 1 da Via Norte, ficará entre as Avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco, e passará sobre o canal dos córregos Neblina e Canindé. O primeiro 1,5 km atenderá diretamente quatro bairros: Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.

Somando ao Trecho 2, que tem outros recursos, inclusive da bancada federal tocantinense,  a Via Norte terá 9 quilômetros de extensão que cruzará diretamente 14 bairros para desafogar o trânsito entre o Centro e os bairros, conectando o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153, e saindo pela avenida Palmas, no Setor Costa Esmeralda.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: