Seciju realiza ações de prevenção e combate à violência infantil nas cidades de Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá

Foto 2
A equipe da Seciju está realizando reuniões com representantes da rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes de cada município.

A Secretaria de Cidadania e Justiça por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SASPDCA), está realizando nesta semana, ações de prevenção e combate à violência infantil nos municípios de Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá.

As ações são organizadas pela Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente e Gerência da Primeira Infância ligadas a SASPDCA, especificamente em cidades que irão realizar festas carnavalescas.

As atividades começaram nesta terça-feira,11, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Araguatins, com a realização de duas palestras: Gravidez na Adolescência e Lei da Maria da Penha, ambas ministradas pelo psicólogo e servidor da Seciju, Matheus Eije Glória. A programação também incluiu uma visita dos servidores da secretaria à unidade da Defensoria Pública do Estado (DPE) no município.

O superintendente do SASPDCA, Gilberto da Costa, explica que o intuito principal das ações é mobilizar os integrantes da rede proteção sobre prevenção da violência infantil. “Queremos sensibilizar e informar a rede de proteção destes municípios, a participarem do enfrentamento a violações de direitos de crianças e adolescentes”, afirmou.

Articular e fortalecer a Rede Municipal de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes é um dos objetivos das ações segundo a gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Rejane Pereira. “Também pretendemos realizar, durante o período carnavalesco, uma ação de sensibilização quanto ao combate ao trabalho infantil e a exploração sexual”, informa a gerente.

Para a gerente de Promoção da Primeira Infância da Seciju, Andréia das Neves Seles, essas ações são fundamentais para a proteção da criança e garantia de seus direitos. “As reuniões visam realizar um chamamento à Rede de Proteção dos municípios e sociedade em geral para se envolver com a causa e assegurar a maior camada da comunidade infantil o direito de viver livre de qualquer tipo de abuso ou violação aos seus direitos”, esclarece.

Segundo a psicóloga do Cras de Araguatins, Suiane de Godoi Sousa, a ação da secretaria proporcionou um momento de aprimoramento e troca de experiência. “Essa parceria com a Seciju veio aprimorar os nossos conhecimentos, contribuir para melhorar a nossa atuação frente às nossas demandas. Esse apoio trouxe um suporte, uma contribuição riquíssima”.

As atividades permanecem durante esta semana com ações no dia 12 em Tocantinópolis e 13 em Xambioá.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: