Escola Municipal é fechada em Ananás, pais se revoltam e pedem reativação

WhatsApp Image 2020-01-29 at 17.47.43
Reprodução/ Arquivo pessoa.

Os pais dos alunos de uma escola municipal no norte do estado estão revoltados após saber que a unidade educacional no setor onde moram foi fechada pela a Secretaria de Educação do município. Trata-se da Escola Municipal Chapadinha I na cidade de Ananás, situada há pelo menos 26 anos no setor, e que agora, paralisa suas funções sob a alegação da prefeitura de contingenciamento de gastos.

O caso, além de não ter sido comunicado aos pais, tem causado transtornos, já que os alunos terão que ser remanejados para as outras três escolas do município, o que dificulta a situação dos mesmos que precisam se locomover para outros bairros mais distantes.

Uma reunião está marcada para esta sexta-feira (31) com o prefeito Válber Saraiva, e o vice Francisco Leite. Os moradores querem uma resposta do gestor sobre o fechamento da escola. Segundo os pais, eles teriam recebido a informação de que a escola foi fechada em virtude de contenção de despesas e a possibilidade do prédio ser utilizado para o funcionamento de novos cursos da extensão do Pólo da Faculdade aberta do Brasil – UAB.

WhatsApp Image 2020-01-29 at 17.26.17

A mãe de um aluno da rede escolar comentou ao Portal Araguaia que espera que o prefeito reveja esta decisão e que o colégio possa ser reativado. “Em uma cidade, a educação e a saúde, é fundamental. Estamos preocupados com o fechamento, e esperamos que o gestor revogue está decisão, nós estamos lutando pelos nossos direitos”, disparou Maria de Jesus.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Araguaína – SINTET emitiu uma nota ao Portal questionando a decisão do prefeito. Para a presidente Rosy Franca, o número atual de alunos residentes naquelas proximidades é muito grande e os recursos do FUNDEB é quem custeia a manutenção das escolas e os pagamentos dos professores.

Ainda de acordo com a presidente, no mês de dezembro o município recebeu mais de R$ 500 mil reais, ela também afirmou que vai solicitar uma reunião com o gestor  já que os repasses estão sendo feitos normalmente o que não justifica o fechamento.

O caso também mobilizou os vereadores,  Zé Lú, Walfredo Borges, Carlos Buchada, Elzi Sá e Irmão Livan, que estão acompanhando a mobilização.

A nossa equipe de reportagem tentou contato com o prefeito por telefone, mas até o final da redação não conseguiu êxito. O espaço está aberto para o gestor se manifestar.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: