Norte do Estado: Mulher de 111 anos atribui longevidade a uma vida equilibrada e com felicidade

WhatsApp Image 2020-01-17 at 09.55.26
Foto/ Portal Correio do Bico

Mãe, avó, bisavó, tataravó e com 111 anos recém-completados, dona Jovelina Ferreira Cruz, possui uma saúde e lucidez de dar inveja.

Ela é mineira de Montes Claros e reside em Ananás, norte do estado, há mais de 50 anos, sendo considerada uma das mulheres mais idosa do bico do Tocantins. Para Jovelina, o segredo da longevidade está na vida equilibrada, saudável e com felicidade.

O centésimo décimo primeiro aniversário da idosa ocorreu nesta quarta-feira (15), porém, a festa de aniversário será celebrada domingo (19), em sua residência, ao lado dos familiares e amigos.

De forma descontraída, a idosa disse que a vida é repleta de altos e baixos, de lutas, obstáculos, aprendizados e vitórias, que em vez de reclamar, prefere agradecer a Deus pela oportunidade de viver 111 anos de vida, harmoniosamente, ao lado das pessoas que ama.

WhatsApp Image 2020-01-17 at 09.55.59

A idosa mora em uma casa simples e infelizmente a família não tem condições financeiras para proporcionar o conforto que ela precisa. Mesmo gozando de saúde, ela precisa fazer fisioterapia, exames médicos e de vista, devido ao avanço da idade. Esses exames são necessários para Jovelina obter uma qualidade de vida.

Vânia Braz da Silva, neta da idosa disse ao Portal Correio do Bico que o sonho da família é proporcionar uma qualidade de vida melhor para a vó, e que a falta de recursos tem inviabilizado a realização dos exames necessários para manter a saúde em dias. Ainda segundo ela, se a comunidade quiser contribuir com uma ajuda seja financeira para que ela possa fazer os exames de vista ou com materiais para adequar a construção da casa, é muito bem vinda.

WhatsApp Image 2020-01-17 at 09.56.03

Pessoas como a centenária são cada vez mais raras no Tocantins e representam menos de 1% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, são 186 deles vivendo no estado acima dos 100 anos, numa média de longevidade de 76 anos.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: