Governo faz monitoramento do ‘Criança Feliz’ em Ananás, Axixá, São Bento e Sítio Novo

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza, nesta semana, visitas técnicas em nove municípios tocantinenses que têm adesão ao Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz. As visitas técnicas iniciaram nesta segunda-feira, 25, e prosseguem até sexta-feira, 29, e são realizadas pelos técnicos da coordenação estadual do programa, membros do comitê gestor estadual do PCF, e pelo gerente da Proteção Social Básica.

Visitas domiciliares levam assistência social, entre outras ações; Foto: Carlessandro Souza

Os municípios a serem visitados são Sítio Novo, São Bento, Axixá, Ananás, São Valério, Alvorada, Dueré, Figueirópolis e Peixe.

O objetivo é prestar orientações sobre a execução do PCF, acompanhamento de visitas domiciliares, público acompanhado, composição da equipe, inserção das visitas no sistema e volume de recursos utilizados, além do funcionamento do comitê gestor municipal e outras demandas apresentadas.

Visita

Durante a visita de monitoramento, os técnicos da Setas se reúnem com as equipes municipais que atuam direta ou indiretamente no Programa para alinhar as questões gerais do projeto, a importância da primeira infância para o bom desenvolvimento da criança, entre outros temas.

A equipe também acompanha uma visita domiciliar a uma família beneficiária para observação da qualidade da execução da visita. As situações observadas são discutidas, e o planejamento, conceitos e posturas dos visitadores, devidamente alinhados, de acordo com a coordenadora Estadual do Programa (PCF) da Setas, Katilvania Guedes.

Desde que o Tocantins aderiu ao Programa em 2016, foram realizadas mais de 20 mil visitas domiciliares no estado. Atualmente, cerca de seis mil crianças e gestantes são acompanhadas pelo ‘Criança Feliz’, em mais de cinco mil visitas. No total, 51 municípios tocantinenses desenvolvem o Programa.

Criança Feliz

É uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O PCF se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O Criança Feliz, maior programa de desenvolvimento infantil do mundo já atendeu cerca de 817,5 mil crianças e gestantes em todo o Brasil. O programa leva orientações sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Destaque

Na última semana, o programa Criança Feliz, foi um dos destaques, em Doha, no Catar, recebendo o reconhecimento para a educação, Wise 2019 – Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, frente a 481 projetos inscritos, como uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais de educação.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: