Silvinia Pires propõe audiência pública sobre políticas de promoção de Igualdade racial na Câmara Municipal de Araguaína

A vereadora Silvinia Pires (PT), protocolou na Câmara Municipal de Araguaína um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para a Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com a vereadora, a audiência trata-se de um instrumento legal e tem como princípio o combate à discriminação de origem racial e a superação das desigualdades sócio-econômicas que atingem a população negra, comunidades indígenas e outros segmentos étnicos minoritários da população tocantinense.

Reprodução/Arquivo Pessoal

A audiência acontecerá em novembro mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. Na oportunidade, devem estar presentes representantes de entidades de defesa da população negra e do seguimento movimento negro. No Tocantins o maior percentual populacional é de pessoas negras, pardas, mulatas e indígenas.

Para Silvinia, este número populacional é expressivo, destacando a necessidade de políticas públicas para a promoção da igualdade. “Não é apenas para debater e relembrar o passado, mas compreender o futuro de forma efetiva no combate às desigualdades e de resgate da cidadania. Queremos trazer uma discussão para que jovens negros tenham as mesmas oportunidades que os demais. As políticas de promoção de igualdade racial racial é importante para empoderamento da negritude. Vemos que até nas universidades o percentual de negros é baixo”, disse.

A vereadora tem proposto a discussão sobre a Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de ‘história e cultura afro-brasileira’ dentro das disciplinas que já fazem parte da grade curricular do ensino fundamental e médio. Também estabelece 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

Dia da Consciência Negra

É comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: