Equipes de basquetebol da Escola Municipal Anne Frank representam o TO nos Jogos Escolares da Juventude

As equipes de basquetebol masculino e feminino da Escola Municipal Anne Frank, na Arne 14, intensificam o preparo para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que acontece de 11 a 15 de setembro, na Capital. Os alunos-atletas representam a rede municipal na etapa Regional Verde e disputam com times de outros oito estados da Região Norte e Centro-Oeste, com grandes chances de classificação para a etapa nacional que ocorre em novembro, em Blumenau (SC).

A diretora da unidade, Kássia Karla Fernandes, salienta que as equipes de basquetebol são as representantes da rede municipal, do Município e do Estado do Tocantins nessa etapa regional. Ela relaciona o resultado à longa trajetória do trabalho voltado ao esporte que vem sendo desenvolvido na escola há anos. Segundo a gestora, tais ações oportunizam o fortalecimento do vínculo entre as famílias e a escola, favorecendo aos estudantes experiências e oportunidades que levam ao exercício de cidadania e autonomia.

O professor Roberto Ferraz, responsável técnico pelas equipes, intensificou os treinos nos últimos meses visando os JEJ. As equipes, compostas por alunos de 12 a 14 anos, do 6° ao 9° ano, treinam na quadra poliesportiva da unidade, no período noturno, no contra turno das aulas regulares. Devido à classificação nas duas categorias da modalidade, masculino e feminino, a professora de Educação Física, Kelly Cristina Machado, foi designada a prestar suporte à equipe feminina, em parceria com o treinador, seguindo as exigências do COB.

As irmãs Maria Clara Minussi, 7° ano, 13 anos, e Ana Paula Minussi, 6º ano, 12 anos, estudam na unidade desde bem pequenas e compõem hoje a equipe feminina. Elas relatam a alegria que sentem em representar a escola que estudam nos JEJ. As garotas destacam o momento como único e especial em suas vidas. De acordo com elas o primeiro contato com o esporte e a identificação com a modalidade ocorreram em razão das atividades realizadas na escola. As alunas praticam o esporte há cerca de quatro anos.

A estudante do 6º ano, Ana Vitória Pinheiro, 12 anos, também faz parte da equipe feminina e disse estar muito confiante. De acordo com a menina, será uma grande oportunidade de mostrar a experiência adquirida nos treinos, e com isso, buscar a classificação para a etapa nacional, que acontece em Blumenau (SC).

Histórico do basquetebol na unidade:

2009 – Início dos treinamentos. Formação da primeira equipe masculina e conquista da 3ª colocação nos torneios municipal e estadual.
2010 – Formação da equipe feminina.

2011 – Equipe feminina conquista a 2° colocação e a masculina 3ª colocação nos Jogos Estaduais – JET’S. A equipe feminina conquista o 2º lugar nos JET’S. Após a desistência da equipe campeã ganha o direito de representar o Estado do Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB).

2012 – Equipe masculina conquista 2º lugar nos JET’S e a equipe feminina consagra-se campeã, garantindo vaga para os Jogos da Juventude em Poços de Caldas (MG). Com uma campanha excelente consegue o 3º lugar, resultado inédito para uma equipe feminina de basquetebol do Tocantins.

2013 – As duas equipes conquistam o 2º lugar nos JET’S e não se classificam para os Jogos da Juventude.

2014 – Equipe feminina conquista o 1º lugar nos JET’S e representa o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude em Londrina (PR). A equipe masculina fica com o 2º lugar nos JET’S.

2015 – Início das atividades da escolinha de basquete para crianças de 06 a 11 anos, com um total de 30 crianças inscritas e lista de espera de 13 crianças; A equipe feminina compõe-se com 15 meninas, de 12 a 14 anos, e a equipe masculina, com 15 meninos, de 12 a 14 anos. Formada a Seleção Tocantinense de Basquetebol Feminina Sub 15, onde oito atletas da seleção são da Escola Municipal Anne Frank;

Conquista do 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Seleção de Base, em Curitiba (PR);

A equipe a feminina da escola consagra-se campeã dos JET’S e representa o Estado do Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza (CE). Conquista um excepcional resultado, sendo vice-campeã e colocando o Tocantins na 2ª divisão da modalidade; A atleta, Andressa Dias Aguinário, recebe convocação para a Seleção Brasileira Escolar Feminina de Basquetebol.

Realização da I Copa Anne Frank de Basquetebol.

2016 – Equipe feminina consagra-se campeã dos JET’S e equipe masculina vice-campeã.

2017 – Equipe feminina consagra-se campeã dos JET’S e equipe masculina vice-campeã.

2019 – Equipe masculina consagra-se campeã dos JET’S.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: