PRAIAS: Condutores precisam estar habilitados para pilotar embarcações, alerta a Marinha do Tocantins

Nessa temporada de praias é preciso está em dias com a documentação da sua embarcação, para garantir um verão mais seguro. Seja na direção de uma moto aquática, de uma lancha ou flutuante, quem pilota uma embarcação precisa estar habilitado.

Produção/Portal Araguaia

O registro do veículo junto a Marinha também é obrigatório e essencial para garantir a segurança principalmente nessa época de temporada de praia, quando o fluxo de banhistas aumenta nos rios do estado. O Tocantins tem quase 7,8 mil embarcações registradas.

“Em linhas gerais, existe o título de inscrição de embarcação para embarcações maiores e o título de inscrição de embarcação miúda para as menores. Esses título podem ser obtidos junto à Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins na sua área de jurisdição”, explicou o capitão de fragata dos Portos do Araguaia, comandante Alberto Ramos.

O condutor também deve ter habilitação. “A caderneta de inscrição e registro, que é o documento requerido para atuar profissionalmente como condutor, por exemplo, numa balsa dessas de transporte de passageiro de carga, tem que ter um profissional com esse tipo de documento e a carteira de habilitação de amador, que como o próprio nome já diz, deve ser utilizada para atividade não profissional. Dentro dessa carteira de habilitação de amador, existe algumas categorias, como por exemplo, uma específica que é a habilitação motonauta que é requerida para conduzir embarcações do tipo moto aquática”, explicou o comandante.

(Com informações G1/TO)

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: