ANANÁS: Laçamento do livro em homenagem a professor que morreu em acidente é marcado por emoção

Por Michele Brasil

Fotos: Nayuse Dias

 

Cerca de 250 pessoas prestigiaram o lançamento do livro “O Conhecimento Histórico na Vida Cotidiana dos Estudantes” escrito pelo professor de história Mik-Elson de Souza Desidério (in memoria) e organizado pelos professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Marcos Edilson de Araújo Clemente e Dagmar Manieri.

O evento foi realizado manhã desta quarta-feira (12), no Centro de Ensino Médio Cabo Aparício Araújo Paz (CEM-CAAP) em Ananás.

A publicação contém 181 páginas e investiga a consciência histórica dos estudantes do CEM – CAAP, buscando relacionar o conhecimento da história (escolar e não escolar) e vida prática, proporcionando uma reflexão de como os educandos compreendem o ensino de história, suas possibilidades, limites, seus impasses e também como vinculam este aprendizado às suas vidas.

O lançamento da obra foi marcada por fortes emoções. Muitas homenagens foram feitas pelos vereadores do município (Walfredo Borges, Tony Lima e Zelú), pelos educadores da UFT (Vera e Marcos Edilson) e também pelos professores do CEM que tiveram a oportunidade de trabalhar com Mik-Elson Desidério.

Para os educadores, Mik, como era chamado carinhosamente pelos colegas de escola, era um profissional altamente qualificado e um ser humano extremamente generoso, amigo, que deixou saudades e um legado de conhecimento e amor.

O diretor do colégio, Acleylton Costa, solicitou aos jovens ananaenses em seu discurso,  que eles imitassem heróis de verdade, pessoas que estão presentes no seu cotidiano como o professor de história Mik-Elson, que saiu do nada para se tornar o primeiro mestre de Ananás.

O professor da UFT e organizador do livro, Marcos Edilson enfatizou que o momento era de  lembranças e saudades, mas que a alegria do lançamento do livro de Mik-Elson e as boas lembranças dele tomaria conta da dor, pois ela seria mais forte.

Nas redes sociais, os Professores Edinaldo Dias e Alaís Cristynne, muito emocionados fizeram uma publicação para homenagear o amigo, que faleceu em 2016, vítima de um acidente de carro na TO – 010.

“Tive o prazer de falar um pouco sobre o grande amigo Mik-elson. Você faz falta meu amigo, mas a sua obra será eterna. Muito feliz em rever meus ex colegas, mas, eternos amigos da família CEM CAAP”, escreveu Edinaldo no facebook.

“Lançamento do livro do meu amigo, grande historiador Mik-Elson.
Tenho muito orgulho de ter sido sua colega de trabalho e amiga , pode ter certeza que deixou o seu legado. Nosso mestre, nosso amigo , nosso exemplo a ser seguido. Saudade Mik nosso Mik”, publicou Alaís no facebook.

Rute Desidério, irmã de Mik-Elson, falou ao Portal Correio do Bico que a família estava emocionada com tantas homenagens.

“Meu irmão era uma pessoa especial, tinha um grande caráter e coração. Estamos honrados com as homenagens e agradecidos pelo reconhecimento ao trabalho de Mik-Elson. Não teve como segurar as lágrimas, meus pais, professores, alunos, amigos, familiares, todos estavam chorando, porque ele era uma pessoa única e inesquecível pelas qualidades que tinha. O lançamento do livro na escola que Mik-Elson atuou foi lindo. Obrigada a todos pela consideração ao meu irmão e a minha família” ressaltou Ruthe.

Entre os presentes estavam autoridades locais, familiares, professores do CEM, Professores da UFT, alunos, amigos do autor, além da comunidade ananense.

 

Sobre Mik-Elson Desidério

 

Mik-Elson de Souza Desidério, 25 anos, era graduado em história pela UFT e tinha concluído o Mestrado Profissional em Ensino de História também pela UFT.

Filho caçula de João Desiderio Filho e Eulina de Sousa Desiderio, tinha 5 irmãs: Rute, Séres, Leonarda, Iris e Síntia.

No dia 22 de agosto de 2016, por volta das 3h45min, Mik-Elson sofreu um acidente de carro na TO – 010, vindo a óbito no Hospital Municipal de Ananás.

Antes de falecer, o jovem tinha concluído em 2016 sua dissertação de mestrado pela UFT de Araguaína, sendo publicado pela instituição em 2019 juntamente com a editora CRV, que reconheceu a qualidade e relevância social e educacional da obra escrita por Mik-Elson.

O livro “O CONHECIMENTO HISTÓRICO NA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES” teve dois lançamentos: o primeiro lançamento aconteceu na UFT no dia 23 de maio de 2019, às 19h00min na sala G04 Bloco G em Araguaína; o segundo lançamento aconteceu no dia 12 de junho, às 9h00min no Centro de Ensino Médio Cabo Aparício Araújo Paz (CEM-CAAP) em Ananás.

 

ANANÁS: Lançamento do Livro “O CONHECIMENTO HISTÓRICO NA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES” é marcado de por muita emoção

ANANÁS: Lançamento do Livro “O CONHECIMENTO HISTÓRICO NA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES” é marcado de por muita emoção

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: