ESPORTE: Palmas sediará regional Norte dos Jogos Escolares da Juventude 2019

Palmas será sede de mais um importante evento esportivo, confirmando sua vocação de cidade com hábitos de vida saudável. No período de 11 a 15 de setembro a Capital recebe a etapa Norte (Regional Verde) dos Jogos Escolares da Juventude 2019. A notícia foi comemorada pela prefeita Cinthia Ribeiro, no início da tarde desta terça-feira, 02, em suas redes sociais.

“Acabo de receber a ligação do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley e já posso compartilhar. Palmas vai sediar a Regional Norte dos Jogos Escolares da Juventude! Agora é trabalhar mais ainda para receber com todo o amor esses 1500 atletas de nove estados. É ou não é pra ficar orgulhosa demais da nossa cidade e do nosso povo?”, postou a prefeita.

Segundo informações do Coimitê Olímpico do Brasil (COB), Palmas foi selecionada depois de uma série de visitas, em que Blumenau (SC) foi escolhida para sediar a etapa nacional da competição, que acontecrá em novembro.

Já as fases regionais da competição serão realizadas em setembro. Além de Palmas (Regional Verde), que recebe os atletas da região Norte, de Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, também foi escolhida a cidade de Cascavel (PR), para a etapa Sul (Regional Amarela) e Natal (RN) para receber os estados da etapa Nordeste (Regional Azul).

O evento será capitaneado pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e demais órgãos do Município que possuem ações correlatas ao esporte e à educação. Palmas será palco dos torneios classificatórios de basquete, futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino, em duas categorias de idade – 12 a 14 e 15 a 17 anos) em 12 ginásios.

 

Segundo o presiente da Fundesportes, Giovanni Assis, a capital do Tocantins venceu Manaus, que sediou a regional Norte no ano passado e o Distrito Federal, que já sediou a fase nacional da disputa, por diversas vezes. “Sediarmos a Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude 2019 representa o compromisso da gestão municipal em apoiar nossos jovens em seu desenvolvimento social, econômico, de saúde e intelectual”, avalia Assis.

De acordo com informações do COB, entre os principais critérios para escolha das sedes constam as garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, sessão dos locais de competição e disponibilidade e tarifa da rede hoteleira.  Ainda segundo o Comitê, dentre as quatro cidades escolhidas, Blumenau, Palmas e Cascavel são estreantes no recebimento do evento.

“Os Jogos Escolares 2019 serão realizados mais uma vez de Norte a Sul do país. O que é um motivo de imensa satisfação para o COB e reforça nossos objetivos de aumentar a abrangência desta importante competição para a identificação de talentos para o esporte nacional. O novo formato dos Jogos Escolares vem se mostrando muito bem sucedido, além de mais atrativo e acessível para as cidades”, ressaltou Paulo Wanderley.

Contabilizando talentos

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades são oriundos da maior competição escolar do país.

Do Tocantins, segundo informações do presidente da Fundesportes, Giovanni Assis, serão mais de 170 atletas participantes. “A expectativa é que a etapa regional conte com mais de 1.500 atletas, representando os estados participantes”, contabiliza.

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase quatro mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne anualmente mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil, que competem em 14 modalidades, em um clima de interação, respeito e amizade. (Com informações do COB).

Cronograma das etapas regionais e da nacional

– Regional Amarela (Sul/Sudeste/GO/MS): 02 a 06 de setembro

Cidade sede: Cascavel (PR)

– Regional Verde (Norte/DF/MT): 11 a 15 de setembro

Cidade sede: Palmas (TO)

– Regional Azul (Nordeste): 20 a 24 de setembro

Cidade sede: Natal (RN)

– Nacional: 16 a 30 novembro

Cidade sede: Blumenau (SC)

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: