SAÚDE: Hospital de Ananás pode voltar ao comando do estado em 2019

A estadualização do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, pode ser uma das mudanças em 2019, para os moradores de Ananás.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada pelos deputados na tarde desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Tocantins. O projeto recebeu 38 propostas de emendas feitas pelos deputados, mas apenas 11 foram aprovadas. O relator do projeto, deputado José Bonifácio (PR) fez outras nove modificações no texto original enviado pelo governo.
O Estado terá um orçamento de R$ 10,261 bilhões em 2019. Os deputados limitaram a 30% a margem de remanejamento orçamentário para 2019.
Entre as emendas aprovadas estão as propostas para estadualizar os hospitais municipais de Araguatins, assim como os de Ananás, Colinas e Tocantinópolis. Também foi estabelecida como meta a construção do Hospital do Câncer de Palmas, chamado de Hospital do Amor de Palmas.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é feita anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo e a meta fiscal para o próximo exercício. A normal é baseada no Plano Plurianual (PPA) e serve de orientação para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que determina o orçamento de cada ano.
Desde que passou a ser gerido pelo município o Hospital de Ananás enfrenta problemas, como a falta de equipamentos e recursos para atender os pacientes da cidade e da região, ficando limitado muitas vezes ao atendimento básico, sendo que casos de média e alta complexidade, são encaminhados para o HRA (Hospital Regional de Araguaína).
Em 2015, a Defensoria Pública chegou a fazer uma vistoria no Hospital, onde foram identificadas as deficiências existentes. Na época foi declarado inclusive que o o valor total usado para as despesas da unidade era de 54 mil reais, não sendo suficiente para custear todas as áreas. A unica contra partida do estado seria ceder alguns profissionais, e serviços de supervisão e capacitação.
A expectativa da comunidade é que com a volta da administração estadual, os serviços sejam ampliados e garantidos, ja que muitas vezes moradores de cidades circunvizinhas utilizam a unidade de saúde.
Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: