SAÚDE: Conselho Regional de Farmácia apoia Campanha Nacional de Rastreamento do Diabetes

No Tocantins 11 estabelecimentos, vão oferecer os serviços, gratuitamente.

Começa nesta quarta feira (14), a campanha de rastreamento de casos suspeitos de Diabetes Mellitus: Novembro Diabettes Azul 2018. Atualmente mais de 5,7 milhões de brasileiros tem diabetes e não sabem.

Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo num futuro próximo, conforme estimativa feita no ano passado pela International Diabetes Federation (IDF). Com o objetivo de contribuir para a identificação do maior número possível dessas pessoas e para o seu encaminhamento aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), está empenhado na realização do RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS: NOVEMBRO DIABETES AZUL 2018.

Farmácias e farmacêuticos que desejarem, ainda podem se inscrever para participar da pesquisa.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, Márcia Germana Lobo, destaca a importância do envolvimento das empresas e do profissional farmacêutico nesse projeto “Nós profissionais farmacêuticos, temos que manter constantemente esse trabalho preventivo, e esse é um assunto de interesse de toda a sociedade, e a diabettes, é uma doença normalmente silenciosa, quando identificamos com antecedência, é possível garantir uma melhor qualidade de vida”, disse a Márcia

1_diabetes_gringa-5892826

A farmacêutica e conselheira do CRF/TO, Anette Partata, explica que esse trabalho também é uma forma de deixar o farmacêutico mais próximo da sociedade. “Quando a farmácia e o farmacêutico se dispõe a participar desse projeto, todos são beneficiados, a comunidade e os profissionais, porque reforçamos o nosso papel de inserção na comunidade”, destacou Anette.

78558_1000x600_width

De 14 a 30 de novembro, farmacêuticos voluntários de mais de 400 farmácias espalhadas pelo país terão como meta avaliar 11.750 pessoas, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO. Todos os participantes serão submetidos ao teste de glicemia capilar, terão medidos a sua circunferência abdominal, o seu peso e a sua altura e também responderão ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), para a avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes.

Veja aqui a lista de Estabelecimentos participantes.

 

Centro de Saúde da Comunidade Laurides MIlhomem – Palmas – TO

 

Farmácia Droga Sul – Palmas

 

Farmácia Biovida – Palmas

 

Vacina Clean – Araguaína

 

Farmácia Hospitalar EBSERH (Antigo HDT) – Araguaína

 

Farmácia Ecônomica – Miranorte

 

Unidade de Saúde da Familia Teresinha de Jesus – Santa Rita do Tocantins

 

Farmácia Básica de Dois Irmãos – Dois Irmãos

 

Farmácia dos Trabalhadores JK – Palmas

 

Farmácia Municipal da 603 Norte – Palmas

 

Drogaria Nova Farma – Tocantinópolis

 

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: