Marta Ramos alerta sobre o desperdício de remédios na saúde pública

Um relatório feito pela Controladoria-Geral da União (CGU), mostra que 11 Estados e o Distrito Federal jogaram remédios fora nos últimos anos. As causas do desperdício, que chega a R$ 16 milhões, foram principalmente: validade vencida e armazenagem incorreta.
A candidata a deputada federal Marta Ramos (PSDB), destaca que esse tipo de situação se estende ao Tocantins, em 2015 o Ministério público estadual, identificou 10 toneladas de medicamentos vencidos, já prontos para incineração. “Nós temos visto no Brasil e aqui no Tocantins, uma falta de compromisso com a saúde pública, isso prejudica o bolso do consumidor que paga por esses medicamentos que são jogados fora e também as pessoas que muitas vezes não recebem o medicamento necessário por falta de organização” ressaltou Marta.
69fcf68f-dd99-4f81-8dd0-4fc601154418.jpg
Marta também falou sobre as filas de espera no SUS, que ainda representam um grande problema para a população.“Nós podemos melhorar isso, é possível criar uma rede de atendimento à distância que pode resolver problemas básicos, e facilitar a vida da população, sem falar nos mutirões que precisam ser constantes, o Tocantins tem uma boa quantidade de médicos, mas precisamos de mais, é possível contratar e organizar uma frequência de cirurgias efetivas” destacou Marta.
remedios_encontrados_carlos_rodrigues_04
Marta destaca que exames especializados com maior volume e tempo de espera na lista do sistema de regulação do SUS, como mamografias e ultrasonografias,  podem ser feitos através de caminhões em visitas intinerantes. “Podemos equipar veículos especializados em fazer exames e levar até à comunidade, principalmente em municípios menores onde o acesso é mais difícil, assim todo o estado vai receber saúde de qualidade”.
Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: