FALANDO DE SAÚDE: Alimentação no Tratamento da Acne

A acne é um dos problemas clássicos da dermatologia, que acomete em sua grande maioria os pré-adolescentes e adolescentes, mas que também está gerando um desconforto em indivíduos de outras faixas etárias, ou seja, ninguém está livre dessa patologia.

A acne ela é resultante de um processo inflamatório que é causado pela produção excessiva do sebo pelas glândulas. Ela manifesta-se de partes avermelhadas, pus, lesões, que podem provocar algumas cicatrizes na pele. O rosto é a parte do corpo mais comum, mas também podem avançar em partes como: ombro, costas.

Os alimentos em que consumimos podem influenciar no aumento da produção de acne, através de estimulação de secreção de insulina pelo pâncreas e também interligados a outros fatores, acabam propiciando a produção de andrógenos, que estimulam essas glândulas a produzirem mais sebo, contribuindo assim para o aparecimento e proliferação da acne.

acne

Uma alimentação rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como refrigerantes, sucos industrializados, bolos, macarrão, pães, biscoitos, bebidas entre outros, são exemplos de alimentos que podem contribuir para o agravamento da patologia.

O balanceamento nutricional de uma dieta equilibrada, é o melhor caminho para a prevenção e cuidado da acne. O tratamento da acne deve ocorrer através de uma terapia multidisciplinar, pois as lesões originadas, necessitam de um tratamento, na maioria das vezes, de terapias medicamentosas e tratamentos estéticos.

Uma prescrição dietoterápica adequada, elaborado por profissionais habilitado para o ramo, em uma alimentação baseada em carboidratos de baixo índice glicêmico, como os carboidratos integrais e ricos em fibras, e um aumento do consumo de proteínas podem trazer benefícios. Existem estudos na literatura que nos afirma também, a importância das Vitaminas A e D, em sua atividade no nível da pele, onde esses micronutrientes, bem como seus derivados ajudam no controle e na apoptose de ceratinócitos, o que poderá interferir em seus principais fatores patogênicos da acne.

Uma alimentação saudável e um ritmo de vida diferenciado, é o caminho para se ter saúde, sem viver em dietas, mas sim, mudando os hábitos alimentares. Procure sempre um profissional habilitado para prescrições de alimentos.

 

WALLACE CARLOS DE SOUSA

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal do Tocantins

Pós-Graduando em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto PROMINAS wallacenutricionista@gmail.com

20728378_1447354948666858_5272936237755605583_n

 

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: