ANANÁS: Terraplanagem de frigorífico deve ser concluída em até 2 meses.

A obra de construção do frigorifico/matadouro de Ananás está em andamento, as maquinas estão trabalhando e já com uma parte do serviço de preparação do terreno concluída, é o que informou o secretário de agricultura de Ananás Olivan Castro.

Ananás é uma das 7 cidades que vão receber a instalação de frigoríficos/matadouros no Tocantins. A obra do Matadouro/Frigorífico, fica localizada na TO – 210 sentido a Angico, e terá um investimento inicial  de aproximadamente 2 milhões e meio de reais.  O projeto vai ser financiado pelo Banco mundial. Nesta última terça feira (31), o governo publicou no diário oficial o contrato com duas empresas que vão executar as obras, juntas elas devem receber mais de 10 milhões de reais, para construir os matadouros em todas as cidades, veja os contratos:

 

 

O secretário de agricultura destacou que a área foi adquirida pelo município e que as obras estão sendo feitas com recursos próprios. “Nos tínhamos uma primeira área que não foi aprovada por conta do espaço necessário, porém adquirimos uma outra que fica próxima a TO, que vai para Angico, e as maquinas estão trabalhando a todo vapor, em menos de dois meses toda essa parte de infraestrutura que deve vir do município vai ficar pronta” 

As obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e visão buscar um consumo com qualidade, além de criar emprego e renda nos municípios, a expectativa é que os estabelecimentos tenham capacidade para abate inicial de 50 a 100 cabeças/dia, sendo um total de 96 mil cabeças de animais por ano.

frigorifico

Ainda de acordo com o secretário uma das preocupações é com as condições higiênico sanitárias da carne comercializada no município. “Hoje infelizmente sem infraestrutura a carne vendida no comercio local ainda vem muitas vezes de abatedouros não regulamentados, e com isso teremos a condição de oferecer a comunidade local e as cidades circunvizinhas um produto inspecionado e certificado, é uma questão de saúde pública” destacou Olivan.

Um dos pontos positivos de Ananás, é que agricultores familiares serão beneficiados, de acordo com dados da secretaria, o município hoje tem produtores que tem em média 50 cabeças de gado, e estes poderão usar a estrutura do frigorífico. O empreendimento levanta grande expectativa com a geração de renda e emprego na cidade tendo em vista que com essa instalação outras empresas se instalem gerando mais empregos indiretamente.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: