ANANÁS: Levantamento do IBGE mostra que cidade tem quase 600 domicílios vagos.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que Ananás teve uma queda expressiva no número de domicílios ocupados nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa a cidade hoje tem 3201 domicílios sendo que 555 não tem moradores. O que também fica evidenciado no número de moradores registrados pelo instituto, o número da população estimada para 2017, foi de 9749 pessoas. 

ok

Em um comparativo em 1991 a população da cidade era de quase 12 mil habitantes (11.851) em 2000 esse número caiu para 10.512. Ficando em 2010, data do último censo com uma população de 9.865. Fazendo um comparativo do ano de 1991 a 2017, a população da cidade diminui quase 20%.

De acordo com o Sociólogo da UFT, professor Waldecy  Rodrigues esse é  um processo que vem acontecendo em várias cidades do interior do Tocantins. “esse fenômeno, vem sendo observado em Ananás e outras cidades do bico do papagaio, porque as pessoas, principalmente os jovens crescem com a ideia de que é preciso estudar, melhorar de vida, e essas pequenas cidades infelizmente não conseguem atender as expectativas dessas pessoas, e neste momento elas se mudam pra centros maiores,  como Araguaína, Marabá, Palmas, e não vai só quem quer estudar, muitas vezes a família toda se desloca,  o resultado é esse, o enfraquecimento populacional dessas cidades” destacou o professor.

Segundo Raimundo Borges, morador que vive há mais de 30 anos na cidade, muitas coisas contribuíram para a diminuição da população. “antigamente tinham muitas serrarias aqui, aquele povo que morava nas fazendas vinham fazer o rancho todo mês nos comércios, também garantia muito emprego, hoje em dia nem um banco funcionando direito a gente tem”. destacou Borges.

Outro número divulgado pelo IBGE, através do Censo agropecuário, é a de moradores da Zona Rural, eram quase 6 mil (5.870) em 1991, já em 2010 foi para menos de 2 mil (1721), o que comprova o fenômeno de êxodo rural.

Outro dado curioso, é que a cidade têm mais moradores homens do que mulheres, uma diferença de cerca de 100 habitantes.

TRABALHO 

Em 2016, o salário médio mensal dos moradores de Ananás  era de 1.4 salários mínimos. o que corresponde a cerca de 1250,00. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de 10.3%.

Anúncios

portalaraguaiacom

Notícias sobre Ananás e toda sua região do Bico do Papagaio

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: